29 de junho de 2011

Aviões e Sirano e Sirino animam CG; Flávio José em JP

Há quatro dias do encerramento do Maior São João do Mundo, a expectativa é de um Parque do Povo inteiro de forrozeiros se divertindo em mais uma noite de festa em Campina Grande. Um público superior a 100 mil pessoas deve prestigiar a banda Aviões do Forró, em plena quarta-feira (Dia de São Pedro), antecipando, assim, a chegada do último final de semana da festa junina. A noite se completa com a participação da dupla Sirano e Sirino e da “pegada quente” de Os Três do Nordeste.
Aviões foi formada em 2002 e deu ao forró uma “batida” diferente, que hoje influencia a maioria das bandas que fazem o chamado forró estilizado. São 11 anos de muito sucesso, com casas de shows e pátios de festa lotados por qualquer lugar onde se apresenta, seja no Nordeste ou em qualquer outra região do país. A banda já percorreu 35 cidades este mês com seu show “São João”, montado especialmente para este período junino. O último DVD da banda foi gravado este ano em Salvador (BA) e teve participações especiais de Ivete Sangalo e Dorgival Dantas. Conhecidos como “os cabras mais desmantelados do Brasil”, Sirano e Sirino voltam ao Parque do Povo mais um ano para fazer um show especialmente para aqueles que curtem o ritmo das vaquejadas. Os irmãos dividem o palco desde o ano de 1998. Sirano despontou primeiramente em carreira solo na qual trilhou quase 15 anos. Desse tempo, ficaram canções que fazem parte do repertório obrigatório da dupla, como “Cabra namorador”, “Casa separa”, “Tô bebendo, tô pagando” e “Chifrudim”.

A noite também é do forró pé-de-serra conduzido por um dos trios com maior tempo de estrada e de repercussão na música nordestina. Com mais de 40 anos de carreira, Os 3 do Nordeste são sempre certeza de muito arrasta-pé por qualquer lugar por onde passa. No repertório do grupo, estão sucessos que ele mesmo ajudou a projetar como “É Proibido Cochilar”, “Forró do Poeirão” e “Da Boca pra Fora”. O palco principal também terá apresentação da companhia folclórica Originis.

O Dia de São Pedro também será de muito peneirado nas ilhas de forró e na Pirâmide Jackson do Pandeiro. Na Pirâmide, as atrações são Xote da Fulô, Forrozão Pinganela e Tony Cândido. Na palhoça de Zé Lagoa, a animação fica por conta dos trios Forró Show, Mensageiros do Forró e Raízes do Forró. A ilha Zé Bezerra será conduzida pelos trios Jeito Nordestino, Guriatã e Cobra de Cipó e na “Seu Vavá” por Biu Carneiro, Forró dos 3 e os Três do Xodó. A festa também será realizada no distrito de São José da Mata, na saída para o Sertão. As atrações são Dudu e Forró Chick, Adriano José e a banda Saia Justa.

Flávio José e Genival Lacerda em JP
As comemorações do “São João Pessoa – O Melhor da Gente”, em João Pessoa se encerram hoje no ‘Dia de São Pedro’. Os artistas paraibanos Flávio José, Genival Lacerda (homenageado pelo evento por seus 60 anos de carreia), João Lacerda e o grupo Clã Brasil são as atrações da noite cujas apresentações começam às 20h, no palco principal, no Ponto de Cem Réis, no centro da capital.

Antes disso, no palco de shows se apresentam, a partir das 17h até 19h, os trios de forró, “Roberto dos Oito Baixos”, “Luiz Dias” e “Os Meninos do Forró”. Logo após, no palco de cultura popular, os movimentos culturais “Reisado de Zabelê” e “Lapinha de São Sebastião” animam o público presente no local que deve ser aproximadamente 40 mil pessoas no Ponto de Cem Réis e também na Praça Rio Branco.

Outro município que também encerra a programação dos eventos juninos é Cabedelo, na Grande João Pessoa. Segundo o secretário de Turismo, Clemildo Gomes, as bandas “Arroxa Que Ela Gosta” e “Forró Caçuá” se apresentam hoje, na Praça José Américo, no Centro, a partir das 21h. Ele comentou que o evento começou na véspera de São João e fecha na data de hoje com os shows das bandas, acrescentando que “a expectativa é de cinco mil pessoas, considerada baixa por conta do pouco investimentos na cultura da cidade”, afirmou.

Em Guarabira, no Brejo paraibano, “Os Três do Forró” e “Os Caras do Forró” encerram as comemorações do mês junino. O início das apresentações está marcado para às 20h. Todos os eventos acontecem na Praça do Encontro, no Bairro do Nordeste. A assessoria de imprensa da Prefeitura do município informou que a festa começou desde o dia 11 de junho com a “Festa dos Namorados” e contou com 14 atrações de bandas de forró.


Fonte: Jornal da Paraíba
Por: Alberto Simplício


Nenhum comentário:

Postar um comentário