25 de abril de 2012

Projeto ‘Vértice’ de abril começa nesta 4ª com espetáculo de Curitiba


O projeto ‘Vértice’ de abril levará ao público quatro espetáculos, sendo dois de dança, um de circo e outro de teatro. As apresentações começam nesta quarta-feira (25) e seguem até domingo (9), no Teatro Santa Roza e no Teatro de Arena do Espaço Cultural, com sessões às 19h e 20h. Nesta edição, a programação conta tanto com companhias da capital paraibana como com grupos oriundos de Curitiba (PR) e do Recife (PE), que também oferecerão oficinas gratuitas. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Nesta quarta-feira, primeiro dia do evento, o público da mostra de teatro, dança e circo poderá assistir ao espetáculo “Tropeço”, da Tato Criação Cênica, de Curitiba (PR). A peça será encenada a partir das 20h, no Teatro Santa Roza. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas velhas que moram juntas.
Partindo da costumeira visão que temos da velhice, “Tropeço” mostra a solidão e as pequenas ações 
rotineiras, criando um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram. A Tato Criação Cênica foi criada em 2004. O grupo desenvolve um trabalho de pesquisa cênica, tendo como fio condutor uma dramaturgia essencialmente corporal. Os componentes integram linguagens do teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de animação. Além da quarta-feira, o espetáculo também será encenado na quinta-feira (26), no Teatro Santa Roza, a partir das 20h.
“Ilusão – Um Ensaio Melodramático Circense” (circo) – Pautado sobre as lembranças e sobre o imaginário de uma mulher que foi um dia menina, “Ilusão” solicita ao mesmo tempo um espaço poético e múltiplo: aquilo que ela lembra se mistura com aquilo que imagina. Trata-se do espaço e do tempo, sem fronteiras muito nítidas. A Escola Pernambucana de Circo (EPC), responsável pelo trabalho, surgiu no Recife em 1996, com a missão de promover, por meio das artes, em especial do circo, a inclusão de crianças, adolescentes e jovens de classes mais populares.
“Casulo” (dança) – As cenas trazem uma conexão com o cotidiano, onde as formas corporais buscam uma atmosfera densa na relação de três mulheres solitárias. Elas revelam o lado animal (desejo), o pecado (religião) e a dor (arrependimento), provocados pela castração das religiões e da sociedade. Do outro lado, está um homem, que representa esse querer animal, religioso e ao mesmo tempo essa solidão avassaladora. Ele as manipula para a dança da ilusão e arrependimento. A Ensaio Companhia de Dança Teatro surgiu em 2004, na capital paraibana, com o nome Companhia 4Tempos de Dança Teatro.
 “Dark Room” (dança) – O espetáculo traz como mote a discussão sobre a identidade. O quarto escuro é o espaço privado onde as pessoas tiram suas máscaras sociais e revelam diferentes facetas da personalidade. O trabalho brinca com a ideia de um espaço reservado às fantasias reprimidas e ainda irrealizadas. Tudo isso traz à tona uma discussão sobre identidades e construções de sexo e gênero, a partir do corpo e seu valor de símbolo e poder.  Desde 2000 a Companhia ETC leva ao público criações que são fruto de pesquisas continuadas. O material desses estudos são repassados em oficinas, textos, vídeos e palestras.

Confira abaixo a programação completa do ‘Vértice’ de abril:

Espetáculos

25/04 (quarta-feira)
Atração: Espetáculo “Tropeço” (Tato Criação Cênica/ Curitiba-PR)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
26/04 (quinta-feira)
Atração: Espetáculo “Ilusão – Um Ensaio Melodramático Circense” (Escola Pernambucana de Circo/ Recife-PE)
Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural
Horário: 19h
Atração: Espetáculo “Tropeço” (Tato Criação Cênica/ Curitiba-PR)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
27/04 (sexta-feira)
Atração: Espetáculo “Ilusão – Um Ensaio Melodramático Circense” (Escola Pernambucana de Circo/ Recife-PE)
Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural
Horário: 19h
Atração: Espetáculo “Casulo” (Ensaio Companhia de Dança Teatro/ João Pessoa – PB)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
28/04 (sábado)
Atração: Espetáculo “Dark Room” (Companhia ETC / Recife – PE)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
29/04 (domingo)
Atração: Espetáculo “Dark Room” (Companhia ETC / Recife – PE)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
Oficinas

24/04 (terça-feira) e 25/04 (quarta-feira)
Em Busca de uma Dramaturgia Física – “Teatro de Animação”
Ministrante: Tato Criação Cênica (Curitiba-PR)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 14h30 às 18h
28/04 (sábado)
Técnicas Circenses – Contato Com A Experiência Com A EPC
Ministrante: Escola Pernambucana de Circo (Recife-PE)
Local: Centro Cultural Piollin
Horário: 9h às 12 h
28/04 (sábado) e 29/04 (domingo)
Oficina Corpos Fluidos
Ministrante: Companhia ETC (Recife – PE)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 9h às 12h e 15h às 18h



Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/projeto-vertice-de-abril-comeca-nesta-4a-com-espetaculo-de-curitiba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário