12 de setembro de 2011

Semana Nacional de Trânsito tem show do Paralamas do Sucesso

Semana Nacional de Trânsito tem teatro, dança, cinema e show do Paralamas do Sucesso

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai  recorrer a espetáculos de música, teatro e dança, além de sessões de cinema, para transmitir mensagens educativas durante a Semana Nacional de Trânsito 2011. A campanha, intitulada “Pare, pense, mude”, será aberta no próximo dia 18, na cidade de Areia, e se encerrará no domingo (25), com show do grupo Paralamas do Sucesso, na Praça do Povo do Espaço Cultural.
Na Paraíba, o Detran fez uma parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc) para a realização da campanha. As diretorias de teatro, cinema, música e dança da instituição criaram vários espetáculos em cima de temas alusivos à Semana Nacional de Trânsito. Na Praça do Povo do Espaço Cultural serão montadas estações temáticas, entre as quais circulará o público que assistirá aos espetáculos.
Segundo o superintende do Detran, Rodrigo Carvalho, a idéia de buscar a parceria da Funesc na  realização da campanha foi inserir atividades culturais e facilitar a conscientização de adultos e crianças da necessidade de mudar o comportamento no trânsito.
Ele lembrou que as crianças costumam se transformar em multiplicadoras das mensagens que recebem e exigem dos pais atitudes corretas, como a obediência às leis do trânsito, o respeito à faixa de pedestre e aos semáforos e o uso do cinto de segurança. Além disso, atingindo as crianças com mensagens educativas, o Detran está investindo na melhor formação dos futuros motoristas.
A Divisão de Educação para o Trânsito do Detran está agendando a visita de estudantes de escolas públicas e privadas.
Interiorização – Esta será a primeira vez que a Semana Nacional de Trânsito será iniciada no interior do estado. Na abertura, haverá a apresentação do espetáculo teatral “Cordel do Carro Encantado”, que se insere na programação do 12º Festival de Arte de Areia. A campanha também planejou atividades nas cidades de Campina Grande (19) e Patos (20).
Tecnologia – O Detran da Paraíba, considerando um dos mais atuantes nas redes sociais de todo o país, também vai usar a tecnologia durante a Semana Nacional de Trânsito. O departamento tem perfis no Twitter (@detrangovpb), no Facebook, no Orkut , no Foursquare e canal no Youtube .
Em relação ao número de seguidores no twitter, o Detran da Paraíba é o segundo maior do país, ficando atrás somente do de São Paulo. Em interatividade com os usuários, é considerado o primeiro no ranking nacional.
A campanha online, planejada pela Assessoria de Mídia Social do Detran e desenvolvida pelos técnicos da Diretoria de Governo Eletrônico da Secretaria de Estado da Comunicação, é um projeto pioneiro no país, que vai tornar as atividades mais interativas.
O uso da internet e das redes sociais tem o objetivo de expandir as ações de forma que as pessoas que não possam comparecer ao evento sejam impactadas e ainda tenham condições de acompanhar ao vivo ou assistir posteriormente a tudo o que for executado por meio de vídeos, fotos, textos e áudios das atrações.
Mapa virtual – Na campanha online, por meio de um site criado especificamente para o evento, dentro do Facebook, haverá um mapa virtual, que utilizará uma plataforma semelhante ao do Google Maps para fazer uma representação gráfica de toda a área do Espaço Cultural, onde serão instaladas as Estações Temáticas.
O mapa virtual permitirá que os internautas tenham, de forma fácil e atrativa, acesso às informações sobre o tema, os artistas envolvidos, a infração de trânsito abordada e os serviços do Detran, bem como agregará o conteúdo produzido pelo visitante utilizando as redes sociais Facebook, FourSquare e Youtube.
Também permitirá que o usuário tenha uma experiência com a Semana Nacional do Trânsito em três momentos: antes da campanha, despertando no usuário o desejo de visitar o evento, apresentando a programação, o roteiro e as dicas e informações úteis para o “passeio” no percurso das ilhas; durante a campanha, com informações e imagens em tempo real, mais informações sobre as ilhas temáticas, horários de funcionamento, localização, artistas envolvidos, acesso a fotos, vídeos e áudios produzidos durante a visita, com marcação do local e compartilhamento desse conteúdo com o público pelo Facebook, além do envio de dicas e fotos via FourSquare; e, por fim, depois da visita, marcando as ilhas temáticas que já visitou, as que mais gostou, compartilhando com amigos, consultando  mais informações sobre as ilhas visitadas e postando vídeos no Youtube com “tags” para que sejam incluídas no Mapa Virtual.
O Detran disponibilizará, no evento, uma tecnologia que permitirá que qualquer pessoa que tenha aparelho com bluetooth possa enviar mensagens de texto, fotos e vídeos, bem como receber conteúdo educativo, totalmente grátis.
Segundo o superintendente Rodrigo Carvalho, o uso da internet e das redes sociais é uma demonstração de que o Detran da Paraíba encontra-se numa nova fase. Ele lembrou que as ferramentas tecnológicas também estão sendo utilizadas administrativamente, ajudando a tornar os serviços do órgão mais seguros e eficientes, por meio de medidas como a substituição de equipamentos de informática, a vistoria eletrônica e o gerenciamento eletrônico de documentos.

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário