22 de setembro de 2011

5º Festival Cineport - Programação 22/09

Sala Vladimir Carvalho
II ENCONTRO DOS CINECLUBES DA PARAIBA
8h (credenciamento) às 12h e de 14h às 17h.
Convidados: Eduardo Chaves (JP), Virgínia de Oliveira (JP), Isabela Cribari (Recife) e Marialva Monteiro (Cineduc).

10h
Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Criança

Filme - A Casa Verde
Um desenhista (Nicola Siri) em crise criativa é pressionado a terminar a história em quadrinhos que está desenvolvendo. A ação avança quando um professor (Lui Strassburger) inventa um reciclador de lixo, contrariando os interesses do malvado da história, Jordão (Zé Victor Castiel), que cobra pela coleta do lixo na cidade. Um dos personagens, Nerd 1, cria um avatar que chama de “Eu” (Fernanda Moro) e convence o desenhista de que “Eu” é a heroína perfeita para a história. “Eu” encontra Leonardo Del Vinte (Leonardo Machado), um alquimista de 500 anos, amigo do professor, para ajudá-los. O desenhista perde o controle da história e os personagens passam a agir por conta própria.

14h
Tenda Andorinha
Sessão ANDORINHA FIC - FILME VENCEDOR
Troféu Melhor Direção de Arte – Adrian Cooper

Filme - Quincas Berro d'Água

Salvador, Bahia. Quincas (Paulo José) é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro d'Água, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.
Direção: Sérgio Machado. Com Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta. Duração: 102 min. Lançamento: 2010 (Brasil)
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Festival VER E FAZER FILMES - EDIÇÃO CINEPORT 2010
Homenagem póstuma à atriz cataguasense Fernanda Lobo
Todos os filmes são baseados em contos do escritor cataguasense Luiz Ruffato, considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira da atualidade, e têm como cenário a cidade de Cataguases, seus personagens, sua história. Os contos A Mancha e Roupas no Varal são tema dos filmes de ficção; já Paisagem sem História, O Barco, Inimigos no Quintal, Cicatrizes e Estação das Águas são referência e inspiração para a produção dos documentários.
Filme - Regardez, Edgard, de Emilio Gallo, Joel Pizzini e Gustavo Jardim.
Com Luiz Carlos Bigode Lacerda, Luiz Ruffato, Maurice Capovilla, Ronaldo Werneck.
Um filme num plano-sequência de 8 min (2010)
Sessão ANDORINHA FIC
- A Mancha, PUC Minas Gerais – 18 min
- Roupas no Varal, UFB Bahia – 19 min
Sessão ANDORINHA DOC
- Paisagem sem História – 18 min
- O Barco, coletivo Paraíba – 20 min
- Inimigos no Quintal, coletivo Moçambique – 18 min
- Cicatrizes – 18 min
- Estação de Águas – 19 min

16h
Sala Vladimir Carvalho
Sessão DOC TV CPLP

Pontão de Cultura da Caatinga
Filme - Serra Branca (ALÔ ALÔ)

Filme - Timbila, marimba chope, de Aldino Languana – Moçambique
Timbila é ao mesmo tempo o nome de um instrumento e o nome da dança que o acompanha. “Que segredos ou que encantos encerra este instrumento que há quatro séculos, do que há notícia, ocupa tantos técnicos de inúmeras nações na pesquisa e estudo do seu funcionamento e estrutura?” Este filme pretende responder a esta e a outras questões, assim como contribuir para o registro fílmico de todo um processo místico que é a construção do Mbila: a raridade mundial da madeira através do qual se confeccionam as suas teclas, a técnica de vazamento e perfuração da “cabaça da massala” que compõe a sua caixa de ressonância, a cera especial das abelhas que une as massalas ao corpo do instrumento, as afinações acústicas, enfim: a tecnologia especial de construção do Mbila desde o Chilanzane (primeiros violinos), passando pelo Sanje (segundos violinos) e Dohle ou Mbingui (violas), indo até ao Dibhinda (violoncelos) e terminando no Chikhulu (contrabaixos).
Autor e diretor: Aldino Languana.  Coprodução: Aldino Languana | Amovideo| Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Duração: 52 min.

Filme - Li ké terra, de Filipa Reis - Portugal
Li Ké Terra conta a história de Miguel Moreira e Ruben Furtado, jovens descendentes de emigrantes cabo-verdianos em Portugal, que não possuem documentação. Têm um orgulho estóico, sonham com o futuro, rasgos notáveis da sua personalidade e atributos que certamente se traduzem em inspiração para um observador alheio. No entanto o seu dia a dia é diametralmente oposto. As relações familiares, o currículo escolar e as oportunidades contrastam. Acima de tudo, Miguel e Rubem levam-nos a uma interrogação cinematográfica. Qual é a identidade do apátrida?
Autor e diretor: Filipa Reis. Coprodução: Filipa Reis | Pedro & Branco | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Duração: 52 min.

18h

Tenda Andorinha
Paraiwa – Pontão de Cultura da Caatinga
Filme - Aparecida (Palmeira do Sertão)

Sessão ANDORINHA FIC - FILME VENCEDOR
Troféu Melhor Filme Documentário

Filme - José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mello
A relação entre José Saramargo, prêmio Nobel de literatura em 1998, com sua esposa, a jornalista Pilar Del Río, por meio do cotidiano do casal.
Direção: Miguel Gonçalves Mendes. Com José Saramago, Pilar Del Río, Fernando Meirelles, Gael García Bernal. Duração: 125 min.

Sala Vladimir Carvalho
Sessão ANDORINHA DOC - FILME VENCEDOR
Troféu Melhor Montagem – Susana Souza Dias

Filme - 48
O que pode uma fotografia de um rosto revelar sobre um sistema político? O que pode uma imagem tirada há mais de 35 anos dizer sobre a nossa atualidade? Partindo de um núcleo de fotografias de cadastro de prisioneiros políticos da ditadura portuguesa (1926-1974), 48 procura mostrar os mecanismos pelos quais um sistema autoritário procurou se autoperpetuar durante 48 anos. Depois de Natureza Morta – Visages d'une Dictature, Susana de Sousa Dias volta a centrar­ na época do Estado Novo, utilizando um dispositivo cinematográfico inovador. Numa altura em que a temática da tortura atinge uma nova atualidade a nível mundial, 48 leva-nos a refletir sobre o legado português nesta matéria e sobre as suas conseqüências nos dias de hoje.
19h
Livraria da Usina
Lançamento do livro "Cerâmica Saramenha", de Paulo Rogério Lage.
20h
Tenda Andorinha
Sessão ANDORINHA FIC - FILME VENCEDOR
Troféu Melhor Direção – João Nuno Pinto
Troféu Melhor Ator Coadjuvante – Raul Solnado
Filme - América
Victor e Liza vivem num precário e caótico bairro nos arredores de Lisboa. Ele, um burlão sem grande talento, ela, uma atraente jovem russa. Quando a ex-mulher de Victor, uma efervescente andaluz, volta para Portugal reacende-se a sua paixão por vigari­ces e não só. Victor, incapaz de escolher entre as duas mulheres, junta-as debaixo do mesmo teto com Mauro, o seu filho de seis anos com complexo de super-herói. A casa torna-se um nicho de vigaristas e falsários à procura do próximo esquema. Com a chegada dos imigrantes de Leste surge um novo amor por Liza e também uma nova perspectiva de negócio com con­sequências imprevisíveis. Nesta América, falsificam passaportes, futuros, esperanças e a ilusão de um mundo cheio de promessas. Duração: 111 min.

Sala Vladimir Carvalho
Sessão ANDORINHA CURTA DOC
- Orquestra do som cego, de Lucas Gervilla (Brasil – SP)
- O estrangeiro, de Ivo M. Ferreira (Portugal)
- Acercadacana, de Felipe Peres Calheiros (Brasil – PE)
- 42, 195km, de Júlio Alves (Portugal / Guiné Bissau)
- Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira (Brasil – PE)
22h
Tenda Andorinha
Performance - Música e projeção
Apresentação de “Rita Redshoes e The Legendary Tigerman” na exibição do filme Estrada de Palha, de Rodrigo Areias. Sala Vladimir Carvalho Sessão ANDORINHA CURTA FIC
- Carreto, de Cláudio Marques e Marília Hughes (Brasil – BA)
- Tempo de criança,de Wagner Novais (Brasil – RJ)
- Na escola, de Jorge Cramez (Portugal)
- Golias, de Rodrigo Areias (Portugal)
- Um sentido bélico para as coisas belas, de Afonso Nunes (Brasil – MG)
- Hope, de Pedro Sena Nunes (Portugal)
- Pickpocket, de João Figueiras (Portugal)
23h
Tenda Música
Shows de Telegrama 236 (PB), Ciborgue Moreno (RJ), VJ Norberto Fernandes (Portugal) e discotecagem com Las Coquetes Plutônicas (PB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário