23 de setembro de 2011

5º Festival Cineport - Programação 23/09


Sala Vladimir Carvalho
III Encontro dos Cineclubes da Paraíba
Das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Convidados: Eduardo Chaves (JP), Virgínia de Oliveira (JP), Isabela Cribari (Recife) e Marialva Monteiro (Cineduc), Chico César (Secult-PB), Ariane Sá (Sedec-JP), Márcia Lucena (SEC-PB).
Obs.: Nesta tarde de sexta, o evento contará com as presenças de secretários de Cultura e de Educação de alguns municípios paraibanos: Campina Grande, Cabedelo, Patos, Sousa, Coremas, Serra Branca, Soledade, Dona Inês, Aparecida, Conde, Monteiro, Bananeiras e Boqueirão.
10h
Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Criança
Filme - Brasil Animado
Brasil Animado é o primeiro filme brasileiro em 3D. Ele conta a história de Stress & Relax: um empresário que só pensa em dinheiro e um diretor de cinema que vive insistindo para que este invista em seus projetos. Desta vez o "projeto" é procurar a árvore mais antiga do Brasil. Stress fica animado com a possibilidade de ganhar dinheiro com essa raridade. O problema é que eles não sabem exatamente onde ela está. Stress e Relax em busca do "Grande Jequitibá Rosa" sem mapa, sem bússola e sem noção. O resultado é uma comédia com ingredientes para agradar adultos e crianças.
14h
Sala Vladimir Carvalho
Sessão CELL.U.CINE
Filme - Velázquez e a Teoria Quântica da Gravidade, de Jorge Furtado.
Jovem cientista pensa ter encontrado a teoria quântica da gravidade a partir do quadro "As meninas", de Velázquez.
Filme - Luanda 24/7, de Mário Bastos
Pelos olhos de um pequeno habitante de Luanda vemos essa cidade que desafia a gravidade subindo a passo lento como um castelo de cartas. Eles brincam, jogam batotando os kaluandas com uma ilusão de construção que não termina. Mas que "ás" de copas pode impedir a ventania?
Filme - Respeito, de Nuno Elias
"O meu marido Paulo Rodrigues faleceu a 25 de abril de 2008. De nada serviram estas imagens que ele recolheu momentos antes da sua morte. As autoridades policiais não as acharam credíveis. Envio estas imagens para o mundo, na tentativa de que alguém me ajude a perceber o que se passou. Qualquer pessoa que pense poder ajudar, por favor, contato para o e-mail indicado. Muito obrigada."
Filme - Nicinha, Um Transe Amazônico, de Beto Brant
Resumo de uma vida louca e dolorida.
Filme - Como as Nuvens São..., de Lázaro Ramos
Miguel é um menino que sente as coisas. E passa toda a vida tentando aprender com a dureza da vida, como se constrói uma identidade. Criado num ambiente pobre de afeto, ele aprende a enxergar, nos detalhes, o segredo das coisas. E é nas nuvens que ele se vê espelhado, com todas as dificuldades e arestas da relação pais e filhos. Direção de Lázaro Ramos, roteiro de Elísio Lopes Jr. Com Flavio Bauraqui, Clementino Kelé.
Filme - Marechal, de Hector Babenco
Um homem. Um brasileiro sai de manhã para ganhar sua vida. O que ele faz? Aquilo que brasileiro faz melhor: joga futebol.
15h
Sala Vladimir Carvalho
Sessão PRÊMIO ENERGISA – FIC/Animação

Filme - O dia que o Bicho deu Galinha, de Marciano da Silva Pereira
Filme - Feche a Torneira, de Irene Callan
16h
Tenda Andorinha
Paraiwa - Pontão de Cultura da Caatinga
Filme - Aparecida (Acauã)

Sessão DOCTV CPLP
Filme - Tchiloli 'Identidade de um povo', de Felisberto Branco - São Tomé e Príncipe

O Tchiloli é o nome crioulo de uma peça teatral escrita no século XVI, pelo dramaturgo português Baltasar Dias. Foi levada da Ilha da Madeira para S. Tomé e Príncipe, no inicio das plantações da cana-de-açúcar. Trata-se de um longo espetáculo de mais de quatro horas, baseado num crime cometido pelo Príncipe herdeiro da coroa do Imperador francês Carlos Magno.
Autor e diretor: Felisberto Branco. Coprodução: Felisberto Branco | KM Produções | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Duração: 52 min.
Filme - Uma Lulik, de Victor de Souza – Timor Leste
Na tradição timorense, a Uma Lulik (Casa Sagrada) é o centro, o cordão umbilical entre passado e presente. Para os vivos, uma reserva segura de memória e sabedoria antiga. Para os mortos, o local onde o tempo não passa, onde a história se renova. Esta é a história da construção de uma casa sagrada, vivida e contada por um timorense. Esta é uma história da grande família timorense. Em Uma Lulik o realizador Victor de Sousa transporta-nos ao universo dos antepassados, presenças inquestionáveis, sentidas, palpáveis em cada objeto nascido da terra e da memória coletiva. Após a destruição de grande parte das Casas Sagradas durante 24 anos de ocupação indonésia, a reconstrução da identidade nacional passa pelas aldeias, pelas montanhas onde o sagrado, pouco a pouco, volta ao seu lugar, à sua casa.
Autor e diretor: Victor de Sousa. Coprodução: Victor de Sousa | IDA | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Duração: 52 min.
Sala Vladimir Carvalho
Paraiwa - Pontão de Cultura da Caatinga
Filme - Taperoá (Cariris)

Sessão ANDORINHA CURTA DOC
- Braxília, de Danyella Proença (Brasil – DF)
- Número zero, de Cláudia Nunes (Brasil, GO)
- A dama do Peixoto, de Douglas Soares e Allan Ribeiro (Brasil – RJ)
- Angst, de Graça Castanheira (Portugal)
17h
Livraria da Usina
Lançamento do livro "Assinatura", de Valberto Cardoso.
18h
Tenda Andorinha
Sessão PANORAMA CINEPORT FIC
Filme - Transeunte, de Eryk Rocha
Expedito é um senhor aposentado que perdeu os laços com a vida. Entre outros anônimos, caminha diariamente pelo centro da cidade do Rio de Janeiro. Há anos, Expedito abandonou o papel de protagonista de sua história: tornou-se um figurante que testemunha os conflitos alheios por meio das conversas que escuta pela rua. Porém, passo a passo, começa a aceitar pequenos convites cotidianos para recomeçar sua vida.
Com Fernando Bezerra. Duração: 125 m.
Sala Vladimir Cravalho
Sessão ANDORINHA DOC - FILME VENCEDOR
Troféu Melhor Direção – Cao Guimarães
Filme - A Alma do Osso, de Cao Guimarães
Gradativamente, o documentário revela a existência aparentemente isolada de Dominguinhos, 72 anos, um ermitão que vive numa caverna encravada numa montanha de pedra. Construído com longos silêncios, onde o ermitão executa as tarefas do dia a dia, como cozinhar e limpar, e com imagens que vão para além do seu território, descobrimos, no final, que na vida do ermitão o silêncio é o lugar comum, o estado normal em que o tempo passa. A fala é o estado de exceção.
19h
Livraria da Usina
Lançamento de três livros de Ronaldo Werneck, editados pela Arte Paubrasil, de São Paulo: Há Controvérsias 1 (2009), Há Controvérsias 2 (2011) e Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – Humberto Mauro Revisto por Ronaldo Werneck (2009).
20h
Tenda Andorinha
Sessão ANDORINHA FIC - FILME VENCEDOR
Troféu Melhor Filme
Filme - Morrer Como um Homem, de João Pedro Rodrigues
Era uma vez uma guerra...  Numa noite escura, um soldado deserta. Tonia, uma veterana do espetáculo de travesti Lisboeta, vê desabar o mundo à sua volta. O seu estrelato é ameaçado pela concorrência das artistas mais novas. Pressionada por seu jovem namorado Rosário a assumir a identidade feminina, submetendo-se a uma operação de mudança de sexo, Tonia luta contra as suas convicções religiosas mais profundas: se, por um lado, quer tornar-se a mulher que Rosário tanto deseja, por outro, acredita que perante Deus nunca poderá ser essa mulher. E o soldado desertor, o filho que ela tinha abandonado em criança, vem à sua procura. Tonia descobre que está doente. Com o pretexto de visitar o irmão de Rosário, foge para o campo com o namorado. Perdem-se numa floresta encantada, um mundo mágico onde encontram a enigmática Maria Bakker e a sua amiga Paula. Um encontro que vai mudar as suas vidas.
Sala Vladimir Carvalho
Sessão ANDORINHA CURTA FIC
- Sobre o resto dos dias, de Alexandre Baxter e Luís Felipe Fernandes (Brasil – MG)
- Homem-ave, de Rafael Saar (Brasil – RJ)
- Apesar da solarenga tarde lá de fora, de Renato Chagas (Moçambique)
- Assim, assim, de Sérgio Graciano (Portugal)
- Um outro ensaio, de Natara Ney (Brasil – RJ)
- Boa noite, de Bel Bechara e Sandro Serpa (Brasil – SP)
- Directo, de Luís Alvarães e Luís Mario Lopes (Portugal)
Sala Livre de Exibição
Filme - "sOLdade" (7 min) e "Mauro Move o Mundo" (35 min), dois documentários de Ronaldo Werneck sobre Humberto Mauro.
22h
Tenda Andorinha
Sessão Homenageado TROFÉU HUMBERTO MAURO – Paraíba
Homenageada Marcélia Cartaxo
Filme - Agreste, de Paula Gaitán
Agreste pode ser vários lugares, tal como Marcélia Cartaxo pode ser várias mulheres, inclusive ela mesma. A atriz é colocada em situação de encontro com a natureza e com outras figuras femininas, duplos seus em alguma instância. Destes encontros surgem outras possibilidades para se operar no mundo da representação, que no filme é oriundo da mesma potência imaginária das brincadeiras de crianças em terrenos baldios.
Sala Vladimir Carvalho
Sessão PANORAMA CINEPORT DOC
Filme - Casa 9, de Luiz Carlos Lacerda
Uma casa de Vila no Rio, nos anos 70, onde moravam Jards Macalé e o cineasta Luiz Carlos Lacerda, mais tarde Lenine e todos os jovens compositores nordestinos de passagem pelo Rio, e onde muitos filmes e canções foram compostas. Nelson Pereira dos Santos; Clarice Lispector; Torquato Neto; Wally Salomão; Gal Costa; Gilberto Gil e Garrincha eram alguns dos frequentadores.

00hs
Tenda Música
Show - Sara Tavares
Destaque da programação musical deste Cineport, a cantora Sara Tavares é ao mesmo tempo portuguesa e cabo-verdiana, mas tem o coração no mundo. Hoje, uma das melhores vozes do país africano, ela é considerada uma nova Cesária Évora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário