25 de novembro de 2013

Sistema Correio é finalista do 7º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo

Reprodução/ Laura Lorenzon
Pauta selecionada foi produzida pelo repórter da TV e rádio Correio, Wendell Rodrigues


O Sistema Correio de Comunicação é finalista do 7º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, um dos mais criteriosos e cobiçados do Brasil. O trabalho classificado foi a proposta de série ‘Chega de Abuso’.
Diferente da maioria dos prêmios jornalísticos (voltados para o reconhecimento de matérias já veiculadas), o concurso Tim Lopes seleciona as melhores propostas, do Brasil, de reportagens sobre Exploração Sexual infanto-juvenil. Depois de selecionados, os vencedores recebem apoio técnico e financeiro para a execução do trabalho, além de uma premiação em dinheiro para a equipe responsável.
Na abordagem dos temas relacionados à infância e juventude, o Prêmio Tim Lopes é o mais representativo do país na atualidade. “É um concurso muito criterioso e disputado”, destacou Wendell. Para desenvolver a proposta de trabalho, o repórter se dedicou, ao longo de 70 dias.
Referência no jornalismo por abordar questões ligadas à infância e juventude, Wendell disse que ficou estimulado a produzir novas matérias especiais a partir de conversas que teve com o Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, que é um profissional conhecido e respeitado na luta pela preservação dos direitos das crianças e adolescentes.
“O Nordeste como um todo é um desamparo nas políticas públicas de proteção à infância e juventude. E esse cenário deve piorar, especialmente por causa da copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O grande temor é a formação de um turismo predatório”, comentou Varandas.
“A partir dessa percepção de Varandas, estruturamos uma pauta inédita, profunda e grandiosa sobre Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, resumiu Wendell. “Estamos felizes que essa pauta esteja entre as melhores do país”, acrescentou.
Para o editor chefe da TV Correio, a sensibilidade dos profissionais da emissora estimula a abordagem de temas sociais. “A preocupação em preservar os direitos da infância e juventude está entre nossas prioridades”, ressaltou o Editor Chefe da TV Correio, Sílvio Osias.
Concurso Tim Lopes
A sétima edição do Concurso Tim Lopes vai além de seu foco temático tradicional – voltado ao enfrentamento das diversas formas de violência sexual contra meninas e meninos –, para estimular a investigação dos desafios envolvidos na construção de um legado social para infância e juventude brasileira, no âmbito da Copa de 2014.
O concurso é realizado pela ANDI – Comunicação e Direitos, pelo Funda das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Childhood Brasil, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. É uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, um dos mais importantes repórteres investigativos do país, assassinado em 2002, quando investigava casos de exploração sexual no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário