7 de outubro de 2011

TV CORREIO DISPUTA PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO


Alguns dias após conquistar um prêmio internacional de jornalismo, a TV Correio (afiliada da Rede Record na Paraíba) está na final da 2ª edição do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011. A emissora é finalista na categoria televisão com a reportagem especial ‘O Futuro do Brasil passa Pelo Etanol’, veiculada no Jornal da Correio, em janeiro deste ano.  

                                                                                                                               
A matéria foi feita pelo repórter Wendell Rodrigues, com imagens de Flávio Melo e Rannyherick Nascimento, produção de Anne Macedo e Kátia Dumont, edição de imagens de Elmon Palmeira, artes criadas por Danilo Campos, além de Maria Cristina Dias, que fez a edição de texto e a Pós-produção.                                                                                                                              
A reportagem mostrou que a Cana-de-açúcar sempre exerceu um papel importante na economia brasileira e paraibana. Mais que isso, o produto gera milhares de empregos, movimenta milhões de reais, promove inclusão social, fortalece a economia e protege o meio ambiente. Isso acontece graças ao Etanol. Através dele é possível poluir menos o ar e produzir energia elétrica. “Ao longo de vários dias, nós ouvimos especialistas, conversamos com profissionais do setor e visitamos usinas para entender e mostrar a relação existente entre o Etanol, a agroenergia e o meio ambiente”, comentou o repórter Wendell Rodrigues. “E no final dessa jornada, chegamos a uma conclusão: o futuro do Brasil passa pelo Etanol”, afirmou a editora da matéria, Maria Cristina Dias, que ressaltou a competitividade do prêmio e o alto nível dos finalistas. “Comprova que as reportagens especiais da TV Correio estão entre as melhores do Brasil”, complementou.                                                                            
Segundo a Coordenação Geral do prêmio, na última etapa, os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Premiação que escolherá os vencedores.
 
 Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade
 
Ao todo, foram quase 700 trabalhos inscritos, de todas as regiões do Brasil. Segundo o relator da comissão, Luciano Martins Costa, “concluída essa etapa da seleção, o Prêmio Jornalistas&Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade já tem uma mensagem importante para a sociedade: o tema chegou para ficar e se consolida como uma das prioridades do jornalismo no Brasil. Houve uma clara evolução na criatividade e profundidade das pautas, com novas abordagens ao tema”. Os classificados passarão agora pelo crivo de um novo júri, a Comissão de Premiação, que irá apontar os vencedores de categoria. A festa de premiação acontecerá em 26/10, na EcoHouse, em São Paulo.
 
Finalistas de Televisão:
 
Wendell Rodrigues, Kátia Dumont, Anne Macedo, Flávio Melo, Rannyherick Nascimento, Elmon Palmeira, Danilo Campos e Maria Cristina Dias (Jornal da Correio/TV Record, João Pessoa/PB), com O futuro do Brasil passa pelo etanol.
 
André Trigueiro (Cidades e soluções – Globo News/RJ), com Poluição mata (1 e 2);
 
Gustavo Marcelo Costa (Domingo Espetacular - TV Record/ SP); com Transamazônica: a estrada sem fim;
 
Celis Fabrícia Alves da Silva (TV Aldeia/AC-TV Cultura/SP), com Do lixo ao mercado: uma iniciativa sustentável de geração de emprego e renda;
 
Cristiana Von Randow Villas Novas (TV Globo/SP), com Projeto respirar;
 
Eliaquim Silva de Oliveira (TV Jornal Meio Dia/SBT/ PE), com A água que não escorre pelo ralo;
 
André Luiz Rego Oliveira (TV Senado/DF), com Rios voadores;
 
José Floriano Pereira Lima Filho (TV Brasil/ DF), com Biodiversidade sustentável na Amazônia – desafios e oportunidades;
 
Laura Vieira (TV TEM-Rede Globo, Sorocaba/ SP), com Sustentabilidade (cinco programas);
 
Mônica Cristina de Carvalho (TV Jornal Meio Dia/SBT/PE), com Saneamento:
questão de cidadania;

Nenhum comentário:

Postar um comentário