27 de março de 2014

ABRIU A PALHAÇADA, O maior encontro de palhaços paraibanos, de 27 de março a 01 de abril


  Dia 27 de março é o dia Internacional do Teatro e nacional do circo. Nesse dia a Capital paraibana será contemplada pelo maior encontro de palhaços paraibanos. O encontro é absolutamente voltado às artes circenses, e será realizado entre os dias 27 de março a 01 de abril de 2014, e o foco deste encontro, estará apontado para aquele que é conhecido como a o ladrão de mulher, mas a figura do palhaço na verdade é muito mais que isso, e todos poderão conferir as arte-manhas dos palhaços paraibanos que irão exibir seus trabalhos através de números, gags, reprises e palhaçadas em uma lona armada para exercer seu oficio. Este personagem se perpetua por séculos, através de artistas que tem assumido ao longo de suas trajetórias a função de fazer historia e transformar a sociedade por meio de sua expressão maior, o riso. 
O espetáculo será construído a partir das cenas já existentes dos artistas envolvidos, a cenas que já traziam em suas malas. A triz e palhaça Nyka Barros ficou com a missão de amarrar essas cenas, desta forma, sua palhaça a Cavalera assina a direção do espetáculo.
A apresentação será construída a partir das cenas já existentes dos artistas envolvidos, ficará a cargo de Nyka Barros, fazer essa junção. Ela assume a posição de diretora, ou melhor... Provocadora. A partir de provocações, geradas em sala de ensaio Nyka irá organizar um sequencia de gagues ( sequencia de ações cômicas) formando assim um espetáculo autentico e bastante divertido com artistas genuinamente Paraibanos.
O evento  irá homenagear o palhaço Pirulito, José Ismar Eugênio Pompeu, ou brincante Pirulito, como ele mesmo se classificava. Nascido em 1971 na cidade de Ibupí  no sertão de Pernambuco, faleceu em Janeiro de 2013 tendo sido brutalmente assassinado na cidade de João Pessoa, na qual ele se qualificou e consequentemente se profissionalizou enquanto artista. Ismar Pompeu, como foi nomeado artisticamente ao chegar a João Pessoa, em 1992, logo teve acesso e influencias de artistas como Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu), Edílson Alves (Palhaço Atchim), Dada Venceslau (Palhaço Dada), Kleber Marone (Palhaço Espoleta) entre outros. Ismar Pompeu trabalhou em diversos espetáculos teatrais como ator, mas sua principal experiência foi trabalhando em festas infantis, que lhe rendeu grande reflexão sobre a arte da palhaçaria. E o projeto do ABRIU A PALHAÇADA foi idealizado por Ismar e Flávio Lira, Ismar foi assassinado antes de poder ver realizado o seu sonho de ver este encontro acontecer. 
Considerado um celeiro artístico, a paraíba é um lugar onde se pode encontrar artistas atuantes nas mais diversas áreas como a música, as artes visuais e as artes cênicas. Na arte da palhaçaria, é possível apontar diversos artistas que já desenvolvem este trabalho de forma isolada, como trupes de circo-teatro, famílias tradicionais, artistas de rua e palhaços independentes que estão espalhados pelo estado, promovendo o riso e transformando vidas. Foi com intuito de provocar um intercâmbio e a difusão entre esses palhaços e a sociedade paraibana, sobretudo, em João Pessoa. 
Será armado uma lona de circo no estacionamento da Piollin, e um espetáculo de palhaços será apresentado nos dias: 27, 28,31 de março e 01 de abril (quinta, sexta, segunda e terça) a tarde para algumas escolas do estado da Paraíba e nos dias 29 e 30 ( sábado e domingo) o mesmo espetáculo será apresentado, aberto ao público, as 17h. No sábado, ainda como ação cultural do projeto, será realizado uma “ PRAIACEATA”, se trata de uma passeata, feita por palhaços ( artistas, familiares, crianças, turistas fantasiados de palhaços) em um percurso na praia de João Pessoa. Para convidar o grande público para prestigiar o encontro. 
O projeto foi contemplado no Edital FIC – Fundo de Incentivo a Cultura AUGUSTO DOS ANJOS do Governo do Estado da Paraíba através da SECULT.

SERVIÇO: 
ABRIU A PALHAÇADA
O maior encontro de palhaços paraibanos!
Horários:
De 27 de março a 01 de abril de 2014
27, 28 e 31/ março e 01/abril às 15h29 e 
30/março às 17h

Local:
Centro Cultural Piollin

Informações: 
(83) 8888-7461 Flávio Lira


Nenhum comentário:

Postar um comentário