O sucesso de Luiza
Rubens Nóbrega
Vejam só a provocação (no bom sentido) que o amigo Lex mandou ontem,
cedo da manhã: “Rubens, estou decepcionado com a sua coluna. Todo o
Brasil só fala sobre a estada de Luiza no Canadá e até agora nenhum
comentário seu sobre o mais extraordinário e importante acontecimento da
história moderna da Paraíba nos últimos quatrocentos anos. Você deveria
se ater a esses assuntos realmente relevantes para o nosso povo e não
ficar escrevendo ensaios sobre Botânica, que não é a sua praia”.
Imagino que ele esteja se referindo ao artigo de ontem – ‘Flor do
pântano’ – dedicado ao processo que levou uma flor de lótus a sucumbir à
lama que a rodeava. Dito isso, reconheço que a queixa de Lex é de todo
procedente. Ele tem razão quanto à falha da coluna. Ironias à parte, não
há como desconhecer que Luiza, que está no Canadá, botou todos, todas e
tudo no chinelo.
Da aposentadoria de Barrichelo à aposentadoria da candidatura de Luciano
Agra, passando pelo suposto estupro no BBB 2012 e o naufrágio do navio
Costa Concórdia na Itália, nenhum desses fatos tem ou teve tanta
repercussão quanto Luiza no Canadá.
Só não comentei antes, meu caro Lex, porque essa também não é minha
praia e eu poderia, como ainda posso, naufragar em mares nunca dantes
navegados como o são, para este seu amigo, as chamadas redes sociais das
novas tecnologias da comunicação.
Sou analfa completo em twitt, facebook, orku e outros do gênero. Não
consigo acessá-los, muito menos acompanhar “o que está rolando”. Essas
coisas demoram a chegar e processar no juízo de tiranossauros do
jornalismo feito este colunista.
Mas confesso: o sucesso de Luiza me
impressiona tremendamente. Principalmente depois que abri ontem o Uol
(Universo Online), o maior portal jornalístico da América Latina, e vi
no topo da capa a fotografia de Luiza, do pai de Luiza (como agora é
conhecido o jornalista Gerardo Rabello, também colunista deste Jornal da
Paraíba) e uma das muitas brincadeiras criativas que fizeram com a moça
pelo fato de ela se encontrar em intercâmbio no Canadá.
Multidão no desembarque
A matéria do Uol, assinada por Ana Ikeda, de São Paulo, informa que nada
menos do que cinco mil pessoas estariam se articulando para recepcionar
Luiza no Aeroporto Castro Pinto, quando ela retornar do Canadá.
Diante dessa informação, sem querer estragar o prazer dos outros, mas já
estragando, sugiro à família que mude o destino final do vôo de
regresso para Recife ou Natal e mantenha, como já vem mantendo, sigilo
total sobre data e hora do desembarque.
Há que se cuidar da integridade de Luiza, que merece uma volta
tranqüila, inclusive para que possa pensar sobre o que vai fazer da vida
de agora em diante. Afinal, “nada do que foi será”, como diria o poeta
Lulu Santos.
É muito mais do que 15 minutos de fama o que vem acontecendo e o que
ainda está por acontecer com essa menina. Basta ver pelo tanto de coisas
que as pessoas vêm criando e projetando sobre ela, para ela.
Ontem mesmo, no cafezinho do Tambiá, os meus amigos Giel e Giú garantiam
que ao desembarcar em solo pátrio Luiza terá a esperá-la nada menos que
dezenas de equipes de jornalismo e de entretenimento de emissoras de
tevê e de rádio, de jornais e portais de todo o Brasil, talvez até de
outros países.
Dona Aline, a gerente do estabelecimento, revelou que Jornal Nacional,
Programa do Jô e Fantástico estariam querendo entrevistá-la ou
preparando reportagens especiais sobre a volta da filha de Gerardo e da
Professora Patrícia.
Com Ronaldo e Neymar
Não estou ‘zoando’, acreditem. Além do Uol, Luiza é e já foi assunto em
outros endereços dos mais visitados da Internet. Como se fosse pouco,
ninguém menos que Ronaldo Fenômeno teria gravado comercial dizendo que
“todo mundo está participando do Desafio Claro, menos Luiza, que está no
Canadá”.
O craque Neymar, por seu turno, teria sido convidado por operadora
concorrente para fazer um comercial adivinha onde e com quem? Seria
tipo: “Pra falar com a Luiza, você não precisa vir ao Canadá. Basta
ligar do seu ... que ela atende. Não é, Luiza?”.
Nessa linha, não me espantaria se alguma emissora propusesse um reality
show tendo a menina como protagonista, enquanto penso que outros
desdobramentos de seu retorno são por demais previsíveis.
Primeiro, que não será surpresa nenhuma se ela virar garota-propaganda
do empreendimento imobiliário que ganhou do céu esse presente a partir
da já famosíssima frase dita pelo pai de Luiza naquele comercial. E o
condomínio à venda certamente perderá sua denominação original para se
transformar no ‘prédio de Luiza’.
Por último, não se admirem se for verdade o que um tarimbado observador e
articulador político me disse à noite, pouco antes do fechamento desta
coluna.
“Rubens, soube que o Mago andou telefonando pra Gerardo, tentando saber
se Luiza estava filiada a algum partido. Ele tava querendo Luiza no
lugar de Luciano Agra, mas teria ficado profundamente desapontado ao
saber que a menina ainda é de menor e, portanto, não tem condições de
ser candidata nem a vereadora”, revelou.
Bem, depois disso tudo, resta torcer para que Luiza e família continuem a
levar com bom humor toda essa onda e no futuro façam dessa história não
mais que uma recordação engraçada para ser contada às novas gerações
dos Moreira e Rabello.
Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2012/01/18/o-sucesso-de-luiza/