20 de setembro de 2011

V CORREIO DISPUTA PRÊMIO INTERNACIONAL DE JORNALISMO

A TV Correio (afiliada da Rede Record na Paraíba) mais uma vez faz história. Pela primeira vez, um veículo de comunicação paraibano é finalista de um prêmio internacional de jornalismo. Trata-se do prêmio ‘JOSÉ HAMILTON RIBEIRO’, que abrange países e comunidades de língua portuguesa com a finalidade de fomentar a investigação e produção de reportagens jornalísticas.                                                       
Foram inscritos centenas de trabalhos de todo o Brasil, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Cabo Verde. O Prêmio tem o apoio internacional da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa - FJLP e, no âmbito local, da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ. Além da TV Correio, a relação de finalistas da categoria Telejornalismo traz dois outros trabalhos brasileiros e dois portugueses feitos pela SIC, uma das maiores emissoras de Portugal. A solenidade ocorre em São Paulo, no próximo dia 23.     
 
                      
 
Equipe
 
O trabalho contemplado foi a série Juventude Vendida do repórter Wendell Rodrigues; dos produtores Kátia Dumont e Webster Alves; dos editores de imagem Amilcar Lima, Danilo Campos e Davi Onofre; dos cinegrafistas Flávio Melo e Mazureik Muniz;  do assistente Ewerton Lima, além de Maria Cristina Dias, que atuou na Pós-produção. A série já conquistou inúmeros prêmios na Paraíba e no Brasil.  “Esta notícia é um marco para o jornalismo paraibano”, festejou Wendell.  “É a primeira vez que um trabalho estadual extrapola fronteiras e é reconhecido internacionalmente”, ressaltou a Chefe de Redação, Maria Cristina Dias.
 
Série Juventude Vendida
 
Ao longo de quase três meses, os profissionais da emissora percorreram mais de cinco mil quilômetros, passaram por dezenas de cidades, em todas as regiões do Estado. Esse trabalho resultou em seis matérias inéditas e exclusivas. A emissora se preocupou em desenvolver a mais ampla, profunda e completa investigação jornalística sobre a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes já realizada na Paraíba.  O trabalho já ganhou vários prêmios estaduais e nacionais. Após o esforço da TV Correio de valorizar o protagonismo juvenil, outros veículos de comunicação passaram a tratar a pauta com relevância.
Repercussão do trabalho jornalístico
A série Juventude Vendida repercutiu muito na Paraíba e no Brasil. O trabalho apresentou vários resultados concretos. Conheça alguns:
→ Uma semana após a exibição das matérias, a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba promoveu uma operação policial em Pombal, cidade a equipe foi perseguida. Dez pessoas foram presas, acusadas de Exploração Sexual infanto-juvenil;
→ Por várias semanas, membros dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário da Paraíba discutiram a série, em diferentes fóruns, seminários e oficinas;
→ O Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, ingressou com uma ação civil pública denunciando várias pessoas mostradas na série;
→ A Paraíba foi uma das pioneiras a denunciar a exploração sexual à justiça do trabalho, pedindo indenização por dano moral coletivo (três ações estão em andamento). A medida foi copiada por todo o Brasil. O julgamento da questão aconteceu alguns dias após a exibição da série. Todos os responsáveis foram condenados e tiveram os bens bloqueados pela justiça;
→ A Série Juventude Vendida foi exibida para Procuradores do Trabalho de todo o Brasil, durante um evento em Brasília. Na ocasião, todos assumiram dois compromissos: intensificar as ações contra o trabalho infantil e multiplicar a série em todos os estados da federação;
→ Após a exibição das matérias, as Policias Civil e Militar passaram a realizar fiscalização ostensiva em bares, restaurante e bordéis contra a exploração sexual. Um ponto (na cidade de Rio Tinto) mostrado na série foi fechado;
→ Após a exibição da série, o Ministério Público passou a discutir a formalização do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com motéis de outras cidades paraibanas, além de João Pessoa;    
→ Em maio de 2011, o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou, formalmente, as imagens da Série para a produção de uma campanha nacional sobre o Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A Campanha se chama: ‘Quem cala consente’.
 


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