A TV Correio
(afiliada da Rede Record na Paraíba) mais uma vez faz história. Pela
primeira vez, um veículo de comunicação paraibano é finalista de um
prêmio internacional de jornalismo. Trata-se do prêmio ‘JOSÉ HAMILTON RIBEIRO’, que abrange países e comunidades de língua portuguesa com a finalidade de fomentar a investigação e produção de reportagens
jornalísticas.
Foram inscritos centenas de trabalhos de todo o Brasil, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Cabo Verde. O
Prêmio tem o apoio internacional da Federação dos Jornalistas de Língua
Portuguesa - FJLP e, no âmbito local, da Federação Nacional dos
Jornalistas - FENAJ. Além da TV Correio, a relação de
finalistas da categoria Telejornalismo traz dois outros trabalhos
brasileiros e dois portugueses feitos pela SIC, uma das maiores
emissoras de Portugal. A solenidade ocorre em São Paulo, no
próximo dia 23.
Equipe
O trabalho
contemplado foi a série Juventude Vendida do repórter Wendell Rodrigues;
dos produtores Kátia Dumont e Webster Alves; dos editores de imagem
Amilcar Lima, Danilo Campos e Davi Onofre; dos cinegrafistas Flávio Melo
e Mazureik Muniz; do assistente Ewerton Lima, além de Maria Cristina
Dias, que atuou na Pós-produção. A série já conquistou inúmeros prêmios
na Paraíba e no Brasil. “Esta notícia é um marco para o jornalismo paraibano”, festejou Wendell. “É
a primeira vez que um trabalho estadual extrapola fronteiras e é
reconhecido internacionalmente”, ressaltou a Chefe de Redação, Maria
Cristina Dias.
Série Juventude Vendida
Ao longo de quase
três meses, os profissionais da emissora percorreram mais de cinco mil
quilômetros, passaram por dezenas de cidades, em todas as regiões do
Estado. Esse trabalho resultou em seis matérias inéditas e exclusivas. A
emissora se preocupou em desenvolver a mais ampla, profunda e completa
investigação jornalística sobre a Exploração Sexual Comercial de
Crianças e Adolescentes já realizada na Paraíba. O
trabalho já ganhou vários prêmios estaduais e nacionais. Após o esforço
da TV Correio de valorizar o protagonismo juvenil, outros veículos de
comunicação passaram a tratar a pauta com relevância.
Repercussão do trabalho jornalístico
A série Juventude Vendida repercutiu muito na Paraíba e no Brasil. O trabalho apresentou vários resultados concretos. Conheça alguns:
→ Uma semana após
a exibição das matérias, a Secretária de Segurança Pública e Defesa
Social da Paraíba promoveu uma operação policial em Pombal, cidade a
equipe foi perseguida. Dez pessoas foram presas, acusadas de Exploração
Sexual infanto-juvenil;
→ Por várias
semanas, membros dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário da
Paraíba discutiram a série, em diferentes fóruns, seminários e oficinas;
→ O Procurador
Chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas,
ingressou com uma ação civil pública denunciando várias pessoas
mostradas na série;
→ A Paraíba foi
uma das pioneiras a denunciar a exploração sexual à justiça do trabalho,
pedindo indenização por dano moral coletivo (três ações estão em
andamento). A medida foi copiada por todo o Brasil. O julgamento da
questão aconteceu alguns dias após a exibição da série. Todos os
responsáveis foram condenados e tiveram os bens bloqueados pela justiça;
→ A Série
Juventude Vendida foi exibida para Procuradores do Trabalho de todo o
Brasil, durante um evento em Brasília. Na ocasião, todos assumiram dois
compromissos: intensificar as ações contra o trabalho infantil e
multiplicar a série em todos os estados da federação;
→ Após a exibição
das matérias, as Policias Civil e Militar passaram a realizar
fiscalização ostensiva em bares, restaurante e bordéis contra a
exploração sexual. Um ponto (na cidade de Rio Tinto) mostrado na série
foi fechado;
→ Após a exibição
da série, o Ministério Público passou a discutir a formalização do TAC
(Termo de Ajustamento de Conduta) com motéis de outras cidades
paraibanas, além de João Pessoa;
→ Em maio de
2011, o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou, formalmente, as
imagens da Série para a produção de uma campanha nacional sobre o Abuso e
Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A Campanha se chama:
‘Quem cala consente’.
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