SÉRIE JUVENTUDE VENDIDA DA TV CORREIO É PREMIADA NO COMUNICURTAS
O fim de semana foi de mais uma
conquista para a TV Correio (Afiliada da Record na Paraíba). Sob fortes
aplausos, a série Juventude Vendida foi premiada na VI Edição do
Comunicurtas, em Campina Grande. A série ganhou o Prêmio
Machado Bittencourt de Melhor Repórter Cinematográfico da Mostra
Competitiva Tropeiros de Telejornalismo. Os vencedores foram os
cinegrafistas Flávio Melo, Mazureik Muniz, auxiliados pelo assistente
Ewerton Lima, hoje também cinegrafista. A solenidade
aconteceu na unidade do Sesc, no centro da cidade, que
contou com a presença do repórter Wendell Rodrigues, que assinou as
seis reportagens da série, que mapeou,debateu e discutiu soluções para a
exploração sexual infanto-juvenil na Paraíba. “Flávio, Mazureik e
Ewerton foram brilhantes no trabalho que desenvolveram. Eles mergulharam
na temática, produziram imagens exclusivas e transmitiram um olhar
especial para o público”, disse Wendell, durante discurso de
agradecimento no palco, após o anúncio.
Equipe
As seis reportagens foram
veiculadas ano passado, em dois telejornais: Correio Verdade e Jornal da
Correio. Além de Flávio, Mazureik, Ewerton e Wendell, a equipe de
trabalho foi formada por Kátia Dumont, Webster Alves, Amilcar Lima,
Danilo Campos, Davi Onofre e a Chefe de Redação, Maria Cristina Dias.
“Esta é a recompensa por termos qualificado a cobertura, tornando-a mais
abrangente, plural e prioritária”, comentou Cristina. Após o esforço do
Sistema Correio de Comunicação de valorizar o protagonismo juvenil,
outros veículos de comunicação passaram a tratar a pauta com relevância.
Série Juventude Vendida
Ao longo de quase três meses,
os profissionais da emissora percorreram cinco mil quilômetros, passaram
por dezenas de cidades, em todas as regiões do Estado. Esse trabalho
resultou em seis matérias inéditas e exclusivas. O trabalho já ganhou
vários prêmios, inclusive nacionais.
Repercussão do trabalho jornalístico
A série Juventude Vendida repercutiu muito na Paraíba e no Brasil. O trabalho apresentou resultados concretos. Conheça alguns:
→ Uma semana após a exibição
das matérias, a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social da
Paraíba promoveu uma operação policial em Pombal, cidade a equipe foi
perseguida. Dez pessoas foram presas, acusadas de Exploração Sexual
infanto-juvenil;
→ Por várias semanas, membros
dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário da Paraíba discutiram a
série, em diferentes fóruns, seminários e oficinas;
→ O Procurador Chefe do
Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, ingressou
com uma ação civil pública denunciando várias pessoas mostradas na
série;
→ A Paraíba foi uma das
pioneiras a denunciar a exploração sexual à justiça do trabalho, pedindo
indenização por dano moral coletivo (três ações estão em andamento). A
medida foi copiada por todo o Brasil. O julgamento da questão aconteceu
alguns dias após a exibição da série. Todos os responsáveis foram
condenados e tiveram os bens bloqueados pela justiça;
→ A Série Juventude Vendida foi
exibida para Procuradores do Trabalho de todo o Brasil, durante um
evento em Brasília. Na ocasião, todos assumiram dois compromissos:
intensificar as ações contra o trabalho infantil e multiplicar a série
em todos os estados da federação;
→ Após a exibição
das matérias, as Policias Civil e Militar passaram a realizar
fiscalização ostensiva em bares, restaurante e bordéis contra a
exploração sexual. Um ponto (na cidade de Rio Tinto) mostrado na série
foi fechado;
→ Após a exibição da série, o
Ministério Público passou a discutir a formalização do TAC (Termo de
Ajustamento de Conduta) com motéis de outras cidades paraibanas, além de
João Pessoa;
→ Em maio de 2011,
o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou, formalmente, as
imagens da Série para a produção de uma campanha nacional sobre o Abuso e
Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A Campanha se chama:
‘Quem cala consente’;
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