9 de abril de 2014

A Lagoa terá a maior intervenção em quase 100 anos


   Nesta quinta-feira (10), às 8h, durante café da manhã para a imprensa, será assinada a ordem de serviço das obras de revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena. 
   Devido à complexidade da obra, o projeto vem sendo trabalhado desde março de 2013 pela Secretaria de Planejamento (Seplan). 
   O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30.
  A primeira etapa será  as obras de desassoreamento da Lagoa, processo que consiste na retirada de resíduos sólidos alojados no fundo. Este trabalho deverá durar cerca de 90 dias. 
  O material removido neste processo será reaproveitado na revitalização do antigo lixão do Roger.
   No entorno da Lagoa será construída uma nova parede de contenção para aumentar a resistência contra as águas das chuvas. Também será construído um cinturão de proteção sanitária, que incide em instalar uma tubulação para interceptar possíveis lançamentos de esgotos clandestinos. 
  Com isso, a Lagoa passará a receber apenas água das chuvas. Para a construção do túnel de escoamento das águas da Lagoa para o Rio Sanhauá, a Prefeitura de João Pessoa vai usar um “método não destrutivo”. A obra será executada no subsolo, processo semelhante ao utilizado na construção de linhas de metrôs subterrâneos. Vale destacar que esta será a primeira obra construída em João Pessoa através desse método, que reduz os transtornos das obras na rotina da população.
  Após a conclusão da primeira etapa do projeto, será desenvolvido o plano de urbanização da Lagoa. 
   Nesta segunda etapa, a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes. 
  O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. 
  Tudo isso com iluminação e segurança de alto padrão.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/luciano-cartaxo-autoriza-inicio-da-maior-intervencao-na-lagoa-em-quase-100-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário