23 de maio de 2012

Bronzeamento de Isabeli causa polêmica na Europa

 Uma campanha publicitária de roupas de banho da fast fashion H&M está causando grande polêmica em alguns países europeus por mostrar a top brazuca Isabeli Fontana extremamente bronzeado (veja vídeo abaixo).
As principais críticas partiram de centros de pesquisas suíços que estudam o câncer de pele. Seus especialistas temem que as imagens de Isabeli possam virar sinônimo de beleza e induzir os consumidores a se exporem demasiadamente so sol para conseguir o mesmo resultado das fotos.
 Na campanha, a top brazuca é vista com uma pele marrom escura e brilhante, um tipo de bronzeado considerado irreal e que exigiria dias de exposição constante ao sol.
"Para vender biquínis, a marca reforça representações sociais sobre como deve ser o corpo das pessoas, mesmo se para isso é preciso pagar o preço de massacrar a saúde", diz o médico Emmanuel Ricard, da Liga Francesa Contra o Câncer. 
Inicialmente, a marca havia se defendido das críticas afirmando que a modelo da campanha "é brasileira e tem naturalmente um tom de pele mais escuro do que a maioria das europeias".
Mas depois a empresa divulgou oficialmente um pedido de desculpas: "Sentimos muito se nossa campanha feriu algumas pessoas. Nosso objetivo não é valorizar um ideal de beleza específico e menos ainda promover um comportamento perigoso". 
Por outro lado, a top esclarece que “as fotos foram feitas sob o intenso sol das Ilhas Maldivas, mas que estava com o corpo totalmente maquiado e protegido por filtro solar FPS 50”. 
 
Fonte: Agência Estado e Vogue.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário